Embalagem como Ferramenta. O branding é um conjunto de práticas que tem por objetivo a construção, valorização e gestão de uma marca. Assim como o branding ajuda em seu posicionamento estratégico, a embalagem atua da mesma forma.

O design da embalagem é capaz de posicionar o produto, expor a marca e fortalecer o relacionamento com o cliente seja feito da forma mais efetiva possível. A embalagem pode ser o primeiro contato de um novo cliente com o produto ou marca, então ali se tem uma enorme chance de fidelizá-lo.

Embalagem como ferramenta de marketing

O design de embalagem, quando aliado ao marketing, tende a orientar o posicionamento do produto no mercado, ao mesmo tempo, busca a aproximação e satisfação dos desejos e anseios dos consumidores. A embalagem pode ser uma forma de propaganda da marca ou produto, pois tem contato direto com o consumidor. Além disso, a embalagem, quando bem desenvolvida, estabelece uma relação próxima entre cliente e produto, criando assim laços afetivos e emocionais.

O design agregando valor.

A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.

O design agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e definir seu posicionamento correto no mercado. Estes valores podem ser emocionais, mas geram reflexos práticos bastante objetivos como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca.

EMPRESAS E EMBALAGEM

Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor.

Mais recentemente, as pequenas e médias empresas também perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. Mais do que isso, viram que design não é um serviço de luxo, ao contrário, trata-se de um serviço altamente especializado, com uma ótima relação custo x benefício e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano.

Seja a empresa de grande, médio ou pequeno porte, no ponto-de-venda todas têm acesso ao consumidor e aquela que investe em design de embalagem tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora.

[Dados da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens]

Estamos sempre a disposição para ajuda-los.

Equipe Dual Midia

Design Dicas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *